Área de Concentração

Área de concentração: EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE VEGETAL

 

Linhas de pesquisa:            

  1. Morfologia e fisiologia: Estudos de morfologia com aplicações sistemáticas e ecológicas e de fisiologia vegetal com ênfase em desenvolvimento e estudo da morfogênese in vivo e in vitro. Esta linha de pesquisa envolve estudos anatômicos, ultraestruturais e da fisiologia do desenvolvimento de plantas.
  2. Evolução e sistemática: Estudos sobre a evolução e diversidade de vegetais, algas e fungos, em sua vertente sistemática. Esta linha de pesquisa envolve estudos taxonômicos em uma escala desde local (inventários e floras) até global (revisões), estudos filogenéticos baseados em marcadores moleculares e morfológicos, além de outras ferramentas biossistemáticas.
  3. Ecologia: Esta linha de pesquisa abrange estudos sobre padrões da diversidade vegetal em múltiplas escalas; abordagens integrativas sobre interações biológicas em comunidades e efeitos dos sistemas reprodutivos na ecologia e evolução das espécies de plantas; e investigações sobre funcionamento e conservação de ambientes neotropicais.