Lista Geral de Disciplinas

BASES PARA A REDAÇÃO E PUBLICAÇÃO CIENTÍFICAS (BTNC – 7001)

Créditos: 3

Ementa:

Aprofundar os fundamentos da metodologia científica, através da abordagem teórica e prática dos diferentes compartimentos de um texto científico, de modo que ao final da disciplina os estudantes estejam aptos a escrever textos científicos e apresentar os resultados do projeto de mestrado na forma de publicação e em eventos

 

BIOGEOGRAFIA (BTNC – 7002)

Créditos: 3

Ementa:

Serão apresentados conceitos básicos sobre métodos e princípios em biogeografia. Além das principais teorias e conceitos biogeográficos, serão abordados aspectos de disciplinas correlatas como especiação, métodos moleculares de estimativa de tempos de divergência, calibrações usando fósseis e dados secundários, e principais eventos geológicos e climáticos relevantes para estudos biogeográficos. Serão também apresentados os principais programas usados para estudos biogeográficos (e.g. Lagrange, RASP, BioGeoBEARS), com treinamento prático para a utilização destes.

 

BIOLOGIA DA POLINIZAÇÃO (BTNC – 7003)

Créditos: 3

Ementa:

Estudo e discussão de aspectos evolutivos e ecológicos relacionados à reprodução de plantas, com foco na fase de polinização. Estrutura, função e tendências evolutivas da flor. Recursos e atração floral. Sistemas de polinização. Variações geográficas em polinização. Elaboração de textos de divulgação científica

 

BIOLOGIA MOLECULAR DE PLANTAS (BTNC – 7049)

Créditos: 3

Ementa:

O objetivo dessa disciplina é habilitar o aluno a compreender as bases e o estado da arte da biologia molecular de plantas, abordando seus fundamentos e aplicações atuais. Essa disciplina se enquadra para alunos das diversas linhas de pesquisas da pós-graduação que estejam desenvolvendo projetos envolvendo a utilização de técnicas de biologia molecular nas mais variadas vertentes. Serão abordados os conceitos e ferramentas fundamentais de biologia molecular e bioinformática, desde o isolamento do DNA até a obtenção e análise das sequências de DNA. Serão abordadas as técnicas de sequenciamento Sanger e de sequenciamento massivo de DNA (NGS). Esta disciplina visa passar aos alunos quais tipos de perguntas biológicas cada técnica pode responder, juntamente com uma noção do tipo de equipamentos/estrutura necessários.

 

BIOSSISTEMÁTICA VEGETAL (BTNC – 7005)

Créditos: 3

Ementa:

Disciplina de caráter teórico, onde serão apresentados conceitos básicos sobre métodos em sistemática vegetal, a variação natural entre indivíduos e populações, intercompatibilidade e híbridos naturais, barreiras reprodutivas e especiação em plantas. Serão discutidas abordagens multidisciplinares para estudos sistemáticos e utilização de ferramentas morfométricas, moleculares e experimentais para tomada de decisões taxonômicas.

 

COLEÇÕES BIOLÓGICAS (BTNC – 7046)

Créditos: 3

Ementa:

Princípios básicos de curadoria e manutenção de coleções de plantas. Principais técnicas e métodos para coleta, preparação e conservação de material botânico. Manutenção de coleções in situ e ex situ. Informatização, digitalização e manutenção de bancos de dados de acervos científicos. Política nacional de coleções biológicas e legislações, nacional e internacional, sobre a biodiversidade e coleções biológicas. Importância e formas de uso das coleções biológicas e dos bancos de dados em estudos relacionados à taxonomia, ecologia, definição de espécies ameaçadas, genética, evolução, bioquímica, recursos econômicos, etc.

 

DELINEAMENTO DE ESTUDOS E ANÁLISES UNI- E MULTIVARIADAS (BTNC – 7006)

Créditos: 3

Ementa:

O curso tem como primeiro objetivo explorar o delineamento de experimentos e de observações em campo para fins de pesquisa científica. Também é objetivo da disciplina o estudo das análises estatísticas uni- e multi-variadas mais utilizadas entre botânicos. Além disso, objetiva-se, de uma forma dinâmica, simular a análise apropriada de dados considerando as características dos dados e as perguntas pré-definidas das dissertações dos alunos matriculados na disciplina

 

ECOFISIOLOGIA E FISIOLOGIA DAS PLANTAS SOB ESTRESSE (BTNC – 7008)

Créditos: 3

Ementa:

A planta no ecossistema. Energia radiante. Interação e competição entre as plantas. Mecanismos fisiológicos e bioquímicos relacionados ao estresse abiótico. Mecanismos de resistência a diversos tipos de estresse e fitorremediação. Respostas fisiológicas de espécies perenes e anuais às condições de estresse bióticos e abióticos. Estratégias adaptativas.

 

ECOLOGIA DE MICROALGAS (BTNC – 7009)

Créditos: 4

Ementa:

Introdução à ecologia das algas de águas continentais (fitoplâncton e perifíton). Morfologia funcional, fatores reguladores de crescimento, dinâmica espaço-temporal em diferentes escalas, metodologia de trabalho.

 

ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE FLORESTAS TROPICAIS (BTNC – 7010)

Créditos: 4

Ementa:

Estudo dos fatores históricos e ecológicos que determinam a distribuição das Florestas Tropicais. Caracterização, distribuição e associações entre as diferentes tipologias. Ameaças e estratégias de conservação das Florestas Tropicais.

 

ECOLOGIA EVOLUTIVA DE PLANTAS (BTNC – 7011)

Créditos: 4

Ementa:

Exposição de conceitos teóricos sobre ecologia da polinização e da dispersão de sementes, modos e sistemas de reprodução em plantas determinando o fluxo gênico e a estruturação genética local de populações naturais. Temas em ecologia espacial, demografia e genética de populações, exemplificados com estudos de caso em plantas terrestres superiores tropicais. Prática com ferramentas computacionais e estatísticas adequadas aos estudos evolutivos da estrutura genética espacial contemporânea e dispersão de pólen e de sementes em populações naturais de plantas em microescala.

 

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DOS TECIDOS E ÓRGÃOS VEGETATIVOS (BTNC – 7012)

Créditos: 4

Ementa:

Organização, estrutura e função dos tecidos vegetais e anatomia de órgãos vegetativos de plantas vasculares.

 

FERRAMENTAS ESPACIAIS PARA ESTUDOS DE DIVERSIDADE EM PLANTAS (BTNC – 7013)

Créditos: 3

Ementa:

Disciplina de caráter teórico-prático, onde serão apresentados conceitos iniciais sobre SIGs e suas aplicabilidades em estudos biogeográficos, florísticos, de revisão taxonômica e conservação. Introdução ao uso de estimadores de riqueza e diversidade, e modelamento da distribuição geográfica de espécies com base em fatores climáticos.

 

FILOGEOGRAFIA (BTNC – 7014)

Créditos: 4

Ementa:

Exposição de conceitos e princípios teóricos em filogeografia exemplificados com estudos de caso em plantas terrestres superiores tropicais. Compreensão da relação de processos macro e micro evolutivos, e como eventos históricos determinam a distribuição contemporânea de genes, populações e espécies. Prática com ferramentas computacionais e estatísticas adequadas aos estudos moleculares da história das espécies, estrutura populacional e demográfica, e distribuição geográfica das linhagens genéticas.

 

FISIOLOGIA DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO VEGETAL (BTNC – 7015)

Créditos: 3

Ementa:

Compreender os fundamentos, apresentar e discutir os avanços da fisiologia do desenvolvimento e crescimento vegetal, sob o prisma da morfogênese e do metabolismo vegetal, com o objetivo final de oferecer aos alunos das diferentes linhas de pesquisa do programa subsídios aplicáveis em suas pesquisas.

 

FORMAÇÕES VEGETACIONAIS (BTNC – 7016)

Créditos: 5

Ementa:

Disciplina de campo que pretende o reconhecimento das principais formações vegetais no estado do Paraná e quais as principais famílias e espécies de plantas mais importantes à sua caracterização. São abordados também os aspectos geológicos, climáticos e históricos que levaram à atual conformação dos biomas do sul do Brasil. São feitas visitas a diversas Unidades de Conservação de todo o estado para observação no campo das principais famílias, gêneros e espécies de plantas.

 

FUNDAMENTOS EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE VEGETAL (BTNC – 7017)

Créditos: 3

Ementa:

Esta disciplina será atividade introdutória para os alunos ingressantes no programa, e terá como objetivo apresentar conceitos básicos sobre evolução e diversidade de fungos, algas e plantas, e sua relação com morfologia, fisiologia, sistemática e ecologia. Será uma atividade formativa que permitirá a todos os alunos desenvolverem noções básicas sobre toda a Botânica, i.e. todos os temas abrangidos nas três linhas de pesquisa do programa. A disciplina será teórica, com apresentações por parte dos docentes e apresentação de seminários por parte dos alunos.

 

INTRODUÇÃO À MODELAGEM DE NICHO E DISTRIBUIÇÃO DE PLANTAS (BTNC – 7019)

Créditos: 3

Ementa:

Disciplina teórico-prática, onde serão apresentados conceitos básicos e técnicas sobre modelagem de nicho ecológico e distribuição de espécies com ênfase em espécies vegetais. Durante a disciplina o aluno terá a oportunidade de utilizar ferramentas e softwares para desenvolver modelos de nicho para diferentes questões científicas. Serão discutidas bases teóricas e conceitos técnicos para entender e interpretar criticamente textos científicos e os resultados das análises.

 

MICROPROPAGAÇÃO DE PLANTAS (BTNC – 7024)

Créditos: 4

Ementa:

Bases morfológicas e fisiológicas da cultura in vitro. Sistemas de micropropagação: vantagens, desvantagens e aplicações. Problemas na indução e manutenção das culturas in vitro.

 

MORFOLOGIA E ANATOMIA DE ÓRGÃOS REPRODUTIVOS (BTNC – 7026)

Créditos: 4

Ementa:

Morfologia e anatomia reprodutiva como subsídio para estudos taxonômicos em fanerógamas. Reconstrução de estados ancestrais de caracteres e evolução das características florais nos diferentes grupos de angiospermas.

 

MORFOLOGIA E ESTRUTURA DE BACILLARIOPHYTA (BTNC – 7053)

Créditos: 4

Ementa:

Morfologia das ornamentações da frústula sob microscopias ótica e eletrônica. Técnicas para preparação e observação de amostras em microscópio eletrônico (varredura e transmissão). Interpretação de fotomicrografias em microscópios ótico e eletrônico.

 

MORFOLOGIA FUNCIONAL DE PLANTAS (BTNC – 7027)

Créditos: 4

Ementa:

Estrutura adaptativa dos órgãos vegetais vegetativos frente a diferentes condições ambientais.

 

MÉTODOS E TÉCNICAS PARA ESTUDO EM ANATOMIA VEGETAL (BTNC – 7022)

Créditos: 3

Ementa:

Conhecer e utilizar as principais técnicas para análise histoquímica e anatômica em plantas; produzir e trabalhar com imagens digitais e produzir estampas para publicação.

 

MÉTODOS EM AMOSTRAGEM DE VEGETAÇÃO (BTNC – 7023)

Créditos: 3

Ementa:

Conceitos básicos e definições sobre estrutura de vegetação; Histórico sobre a Ecologia Vegetal, com ênfase nos métodos e abordagens empregados para o estudo da vegetação; Princípios de amostragem de dados e raciocínio estatístico; Princípios de delineamento amostral; Principais métodos usados para levantamento de comunidades herbáceas, arbustivas e arbóreas; Organização, exploração e análise de dados de vegetação em matriz de dados no computador; Análises de suficiência amostral; Introdução à análise de dados vegetacionais multivariados.

 

NOMENCLATURA BOTÂNICA (BTNC – 7028)

Créditos: 3

Ementa:

Regras nomenclaturais e suas principais recomendações. Prioridades. Níveis hierárquicos de táxons. Tipificação. Efetivação, validação e legitimação de táxons. Ortografia de nomes e epítetos. Concordância gramatical de nomes e epítetos. Formação de nomes e epítetos botânicos. Nomenclatura de fungos, plantas cultivadas e híbridos.

 

ORIGEM DAS ANGIOSPERMAS E DIVERSIFICAÇÃO DOS GRUPOS BASAIS (BTNC – 7029)

Créditos: 3

Ementa:

Capacitar o aluno a discutir as diferentes hipóteses sobre a origem e diversificação das Angiospermas, com ênfase nas linhagens basais. Analisar criticamente as análises filogenéticas do grupo a partir de dados morfológicos e moleculares. Reconhecer as famílias mais representativas do grupo na flora da região.

 

ORIGEM E SISTEMÁTICA DE MONOCOTILEDÔNEAS COM ÊNFASE EM ORCHIDACEAE (BTNC – 7054)

Créditos: 4

Ementa:

Capacitar o aluno a reconhecer diferentes grupos de monocotiledôneas nos principais sistemas de classificação vigentes; reconhecer a diversidade morfológica em cada um destes grupos vegetais; relacionar esta diversidade morfológica a mudanças evolutivas; identificar os grandes grupos de plantas denominados Monocotiledôneas num contexto histórico e evolutivo. Parte da disciplina terá um enfoque maior em Orchidaceae, tendo em vista esta ser uma das famílias mais diversas do grupo.

 

PRÁTICA DE DOCÊNCIA EM BOTÂNICA III (BTNC – 7034)

Créditos: 4

Ementa:

Atividades de prática de docência junto a disciplinas dos cursos de graduação

 

SEMINÁRIOS EM BOTÂNICA I (BTNC – 7036)

Créditos: 2

Ementa:

Apresentação e defesa pública do projeto da dissertação.

 

SISTEMÁTICA DE DIATOMÁCEAS (BTNC – 7051)

Créditos: 4

Ementa:

Filogenia e sistemática das classes Coscinodiscophyceae, Fragilariophyceae, Mediophyceae e Bacillariophyceae.

 

SISTEMÁTICA DE EUDICOTILEDÔNEAS (BTNC – 7037)

Créditos: 5

Ementa:

Caracterização, filogenia e classificação das Eudicotiledôneas. Reconhecimento das famílias que ocorrem na região, com treinamento para identificação em nível de gênero.

 

SISTEMÁTICA E BIOLOGIA DE SAMAMBAIAS E LICÓFITAS (BTNC – 7055)

Créditos: 3

Ementa:

Morfologia básica e classificação de samambaias e licófitas. História evolutiva. Histórico e situação atual dos Sistemas de Classificação Filogenéticos. Características reprodutivas, ecológicas e biogeográficas. Caracterização das principais famílias e gêneros atuais.

 

SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA (BTNC – 7052)

Créditos: 5

Ementa:

Disciplina prático-teórica com o objetivo de propiciar ao aluno a familiarização com a área de conhecimento de inferências filogenéticas e teoria cladística, visando sua utilização em estudos de evolução dos grandes grupos de plantas através de caracteres morfológicos tanto quantitativos, quanto qualitativos e moleculares.

 

TAXONOMIA DE CAMPO (BTNC – 7048)

Créditos: 5

Ementa:

Disciplina teórico-pratica, com ênfase no aprendizado de aspectos fundamentais de sistemática botânica no campo, principalmente o reconhecimento das principais famílias e gêneros de plantas tropicais. Além do treinamento nos diferentes métodos de coleta e identificação, pretende-se oferecer ao estudante um treinamento em diversos aspectos relacionados às atividades em campo (e.g. GPS, segurança, comportamento, etc.). Este conhecimento será complementado com a apresentações teóricas e trabalho de laboratório sobre nomenclatura, taxonomia, filogenia e morfologia botânica.

 

TAXONOMIA E BIOLOGIA DE DIATOMÁCEAS (BTNC – 7041)

Créditos: 4

Ementa:

Conhecimento sobre a biologia e a morfologia de diatomáceas. Métodos de estudo e critérios taxonômicos para identificação dos principais gêneros das classes Coscinodiscophyceae, Fragilariophyceae, Mediophyceae e Bacillariophyceae.

 

TÉCNICAS E ANÁLISE EM MICROSCOPIA ELETRÔNICA (BTNC – 7042)

Créditos: 3

Ementa:

Desenvolver técnicas para análise de material botânico em Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET).

 

TÉCNICAS MOLECULARES: EXTRAÇÃO DE DNA VEGETAL, PCR E MARCADORES GENÉTICOS (BTNC – 7050)

Créditos: 5

Ementa:

Disciplina de caráter prático, com aplicação, em laboratório, das principais técnicas, protocolos e rotinas de trabalho para coleta e armazenamento de tecidos vegetais; extração de DNA total de plantas; reações de PCR; e aplicação de marcadores moleculares codominantes e de sequências nucleotídicas. Manipulação de reagentes e equipamentos sob a orientação do docente. Explanação teórica pertinente sobre as técnicas e procedimentos.

 

TÓPICOS ESPECIAIS (BTNC – 7045)

Créditos: 2

Ementa:

Trabalho em disciplinas não constante no elenco do curso, mas consideradas necessárias ou muito convenientes para complementar a formação do discente. As disciplinas são lecionadas eventualmente por professores convidados da própria Universidade ou de outras Instituições.

 

TÓPICOS ESPECIAIS II (BTNC – 7047)

Créditos: 3

Ementa:

Trabalho em disciplinas não constante no elenco do curso, mas consideradas necessárias ou muito convenientes para complementar a formação do discente. As disciplinas são lecionadas eventualmente por professores convidados da própria Universidade ou de outras Instituições. Tópicos Especiais II se destina a disciplinas com carga horária de 45h.